A classe de resistência de parafusos é uma maneira de definir quanta carga aquela peça pode suportar e como ela poderá ser utilizada em uma aplicação.
Geralmente, essas informações são representadas a partir de um número que fica gravado na parte superior do fixador, permitindo que você encontre aquela que atenda às necessidades dos seus clientes.
É preciso prestar atenção neste tipo de informação, pois é ela quem irá mostrar se a peça escolhida poderá cumprir com o papel que você espera naquele momento.
Apesar da sua importância, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre a resistência de parafusos e quais são as suas diferenças. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, para mostrar a importância de obter esse conhecimento para realizar uma construção ou instalação.
O que é a classe de resistência de um parafuso?
A classe de resistência de parafusos é uma forma de indicar quanta carga aquele fixador em questão aguentaria. Essa informação também mostra a força sobre a tração, à ruptura e até mesmo ao escoamento deste item.
Como comentamos anteriormente, essa informação é apresentada por um número gravado na parte superior do produto e, quanto maior ele é, mais resistência o fixador possui. E, quanto menor for, menos carga esse parafuso poderá suportar.
Além da força, essas numerações também mostram a ductilidade de um fixador, ou seja, a capacidade que o material terá de se deformar até que se rompa durante todo o processo de aperto.
Com isso, os produtos mais dúcteis apresentam mais competência de alongamento. No entanto, eles também possuem menos capacidade no momento de gerar força.
Como entender a designação de classes?
Para saber qual o melhor tipo de parafuso para ser utilizado em uma construção, é preciso entender como funciona a designação de classes desse material.
Apenas dessa maneira é que você poderá ter certeza de que estará fazendo a melhor escolha para o seu caso.
Classe das resistências
Um fixador pode ser dividido em até três classes, sendo elas: 50 – 70 – 80. Isso irá variar de acordo com o método de produção e dimensões utilizados no momento.
O número de uma classe exprime 1/10 da resistência à tração em N/mm².
Exemplo: a numeração 80 possui uma resistência à tração mínima de 800 N/mm².
Saiba mais sobre cada uma das classes:
- Classe 50: material mole, obtido por meio da deformação a quente. Raramente é utilizado na fabricação de fixadores;
- Classe 70: essa é a classe mais utilizada para os fixadores que são deformados a frio. Essa é a medida padrão e é geralmente fornecida no mercado, a menos que haja uma especificação contrária por parte dos clientes;
- Classe 80: por fim, a classe com maiores propriedades mecânicas por conta da deformação extra feita a frio, que faz com que o material seja colocado ao nível do aço carbono 8.8, fazendo com que as peças sejam intercambiáveis, sem que seja necessário qualquer tipo de adaptação do item.
Para escolher a melhor opção de fixador para a sua construção, é preciso entender quais as suas necessidades e trabalhar a classe de resistência de parafusos a seu favor.
Deseja mais informações sobre o assunto? Então conte com a Dapco! Nossa empresa é especializada no ramo de itens de fixação e está pronta para te oferecer as melhores soluções.
2 comentários em “Classe de resistência de parafusos: entenda as diferenças”
Whats up very cool web site!! Guy .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your site and take the feeds also?KI’m happy to seek out so many useful info right here within the publish, we’d like work out more techniques on this regard, thank you for sharing. . . . . .
Hi there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?