A porca pesada e a porca sextavada são fixadores utilizados em todos em diversos serviços de instalação, manutenção e construção.
Esses itens são muito importantes para manter as peças sempre bem posicionadas, evitando que o maquinário sofra qualquer tipo de afrouxamento com o decorrer do tempo, mesmo após longos períodos de uso.
No entanto, cada um desses modelos possui uma finalidade diferente e deve ser utilizado na situação adequada, pois oferece funcionalidades distintas, apesar de serem o mesmo tipo de produto.
E, conhecer cada uma das suas aplicações e entender como usá-las em suas construções e instalações é essencial para oferecer um resultado positivo para seus clientes, com mais qualidade e vida útil.
Porém, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre essas diferenças. Por conta disso, preparamos um conteúdo completo para que você entenda quais são as principais diferenças entre a porca pesada e a porca sextavada e como usá-las da maneira correta.
O que é uma porca?
Antes de ver mais sobre cada um dos modelos, é necessário que você saiba o que são as porcas.
Elas nada mais são do que elementos usados para fixar algum tipo de equipamento ou material, para evitar o seu afrouxamento com o passar do tempo e com o uso constante.
Por existir diversos tipos e modelos, ela pode ser aplicada nas mais diferentes situações, sempre oferecendo mais segurança para quem constrói ou instala, e para quem utiliza os maquinários e construções.
Esse item é facilmente instalado com o auxílio de chaves e se mantém sempre estável e confiável, se forem usados com os parafusos corretos.
Porca pesada
A porca pesada é um modelo de fixador que apresenta dimensões mais reforçadas do que os outros tipos, suportando uma carga ainda maior
Geralmente, elas são usadas no setor petroquímico, na construção civil e montagem de flanges. .
Essas porcas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, como o aço inox, por exemplo, que garante uma vida útil maior e resistência à corrosão.
Apesar de existirem diferentes formatos, as porcas sextavadas pesadas são as mais utilizadas na indústria e seguem a norma internacional ASTM A194/194M.
Porca sextavada
Já o modelo de porca sextavada é aquele que possui seis faces planas das quais formam um hexágono.
Ela é usada para rosquear parafusos e hastes, com a intenção de manter essas peças sempre bem fixadas em seus componentes mecânicos e em estruturas de ferro, madeira ou alumínio.
Com isso, elas podem ser utilizadas para finalidades como: montagens de equipamentos, maquinários e construções civis.
Assim como o modelo anterior, a porca sextavada pode ser feita com diferentes materiais, porém, o aço inox é o mais indicado por conta de sua durabilidade e qualidade.
Aplicações da porca pesada e da sextavada
Por se tratarem de diferentes tipos de fixadores, cada uma das porcas possui as suas particularidades, que permitem que elas sejam usadas para aplicações distintas.
No caso da porca pesada, ela é indicada para ser fixada em estruturas que possuem uma carga maior e que necessitam de mais proteção, como nas áreas da indústria civil, naval e petroquímica.
Enquanto isso, a porca sextavada é aplicada em maquinários, como automóveis e aviões, porém, dependendo do conjunto das peças, ela também pode ser usada na engenharia civil.
Devido à diferença de utilização, é essencial ter em mente quais são as finalidades da sua construção e entender como cada um dos modelos poderá auxiliar em cada serviço, para garantir bons resultados.
Encontre todos os tipos de porcas na Dapco!
Se a sua empresa está em busca de modelos de porca pesada ou de porca sextavada, então acesse o site da Dapco.
Em nosso catálogo, oferecemos diversas opções de materiais em aço inox para você oferecer um serviço de alta qualidade para todos os seus clientes.