O EPDM é um tipo de borracha que vem sendo utilizada na indústria desde o século XIX, como uma solução para fixar diferentes tipos de materiais.
Isso porque ela é necessária para compor diferentes tipos de aplicadores, como as arruelas, essenciais para manter a integridade de uma estrutura e garantir a sua vida útil por um longo período.
Atualmente, ela é considerada um dos tipos mais comuns de borracha sintética usada pelas empresas de construção. Por contar com propriedades únicas e por ser feita a partir do processo de vulcanização do látex, ela conseguiu ganhar muita popularidade e se tornou uma escolha confiável para quem aposta nos seus diferenciais.
Quer saber mais sobre o EPDM? Então nos acompanhe neste conteúdo completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é a borracha EPDM?
A borracha EPDM é uma sigla que representa o Etileno Propileno Dieno Metileno e o produto é a combinação desses três materiais, os quais são fundamentais para formar o elastômero, responsável por trazer um ótimo custo-benefício para o produto.
Com o passar dos anos, a produção deste material se tornou ainda mais comum, garantindo que melhorias fossem criadas para que os resultados fossem ainda mais positivos para os usuários.
Quais são as principais características de uma borracha EPDM?
Uma das principais características da borracha EPDM é que ela é capaz de garantir a capacidade de resistir aos extremos de uma alta temperatura, sem causar qualquer tipo de falha no seu produto.
Além disso, esse tipo de material também tem uma grande capacidade de resistir ao ozônio, uma substância prejudicial e que pode influenciar na qualidade de uma peça, comprometendo os resultados de uma construção.
Por fim, o EPDM possui um ótimo isolamento elétrico, além de ter mais facilidade para a manipulação quando se trata de processos de fabricação.
Onde o EPDM pode ser usado?
A borracha EPDM pode estar presente em diferentes tipos de espaços e locais, por ser um item altamente versátil e que se adapta a diversas situações.
É comum que numa mesma indústria, esse material esteja presente em aplicações distintas, como no caso de um maquinário, que conta com inúmeras peças automotivas, mas que podem ser vedadas como o auxílio do produto. Como, por exemplo:
- Tubos;
- Perfis para a aplicação de vidros;
- Perfil para a aplicação de portas;
- Mangueiras para radiadores;
- Paredes laterais de pneus.
Além disso, existem diversos componentes que também pode ser beneficiados com os diferenciais de uma EPDM, como no caso de:
- Cabos;
- Tudos de distribuição de água (quente ou fria);
- Isolantes;
- Membranas de borracha para os telhados;
- Cobertura e proteção de rolos.
Esse tipo de borracha também pode ser usado como uma forma de impermeabilizar os ambientes, como em piscinas e lagos ornamentais.
O que é a arruela EPDM?
A arruela EPDM é um fixador utilizado para garantir a vedação de uma estrutura, a qual é responsável por evitar qualquer tipo de vazamento.
Esse item é muito utilizado, principalmente, em calhas e telhas, além de ser utilizado como um suporte para a fixação de hastes solares para a sustentação.
Apesar de ser um produto muito flexível, a arruela EPDM também é muito resistente, o que garante uma longa vida útil para o material.
A borracha EPDM é atóxica?
Por se tratar de um item que está em contato com o público final, existem muitas dúvidas sobre o fato de a borracha ser ou não atóxica.
E a resposta é que, dependendo de qual for o material utilizado no processo de fabricação e da maneira como ele será aplicado, esse produto é, sim, atóxico.
Garanta a sua arruela EPDM na Dapco!
Na Dapco você pode encontrar arruela EPDM para garantir um serviço especializado e de alta qualidade para todos os seus clientes.
Acesse o nosso site e confira o nosso catálogo completo para que você possa contar sempre com os melhores produtos do mercado.