A instalação de energia solar é um assunto muito importante para as empresas que trabalham fornecendo esse tipo de serviço.
Esse processo, que só deve ser feito por profissionais especializados, possui algumas etapas importantes e necessita de materiais essenciais para realizar as suas funções de maneira correta.
Apesar de terem ganhado uma grande notoriedade no mercado nos últimos anos, é comum que ainda existam dúvidas sobre esse tipo de produto e as maneiras corretas de aplicá-lo em um estabelecimento ou residência.
Pensando nisso, a Dapco preparou um guia completo para você conhecer os melhores materiais e ferramentas para realizar esse processo da maneira correta, garantindo a integridade dos produtos e também a segurança dos funcionários responsáveis pelo projeto.
Como a energia solar funciona?
Antes de entender como fazer a instalação, é preciso saber como funciona a energia solar e como os seus equipamentos são usados nesse tipo de processo.
Esse tipo de equipamento conta com um sistema de conversão no seu interior, o que faz com que os raios de sol se transformem em energia, distribuída por todos os ambientes em que as placas estão conectadas.
Todo esse processo é feito de maneira automática, ou seja, não recebe nenhum tipo de interferência humana para executar as suas tarefas, o que torna o produto ainda mais vantajoso para quem o possui.
Quando os raios solares entram em contato com a superfície das placas, eles são absorvidos por elas, então eles passam por um inversor, que fica posicionado dentro do sistema.
Com isso, toda a energia recebida é convertida, passando a ser uma rede elétrica, que será distribuída para o local de instalação.
Os ambientes usarão apenas a quantidade de corrente necessária para realizar as suas atividades, enquanto o restante absorvido fica guardado em um sistema de baterias, para ser aproveitado quando necessário.
Quanto custa para fazer a instalação de energia solar?
Saber quanto custa energia solar é um dos primeiros passos que os seus clientes tomarão antes de contratar os seus serviços de instalação.
Na verdade, o valor total só poderá ser apresentado pela sua empresa, já que os preços de mão de obra também devem ser disponibilizados.
Porém, se formos considerar apenas os materiais usados para isso, o valor médio de uma instalação de energia solar se encontra entre 12 e 15 mil reais.
Os valores também variam de acordo com a quantidade de placas que o cliente deseja e a capacidade do seu armazenamento.
Como fazer a instalação de energia elétrica?
A instalação de energia elétrica é um processo trabalhoso e que requer muitos cuidados, por conta disso, é importante contar com o auxílio de profissionais da área durante todo o processo.
Veja a seguir como funciona o passo a passo desse serviço:
Verificação de ambiente
O primeiro passo a se tomar neste momento é conhecer as condições do local onde as placas serão colocadas.
Isso porque elas precisam de um espaço amplo, capaz de acomodá-las sem apresentar nenhum tipo de risco para o produto, além de necessitar ter o máximo de acesso ao sol possível.
É nessa etapa também que os responsáveis determinarão onde cada um dos equipamentos será instalado futuramente.
Preparação do local
Em seguida, inicia-se o processo de preparar o local para receber os acessórios e também as placas de energia solar.
A equipe que fará o trabalho deverá subir no telhado e demarcar onde cada um dos painéis serão fixados, facilitando os próximos passos.
Instalação de suportes
Os suportes são os primeiros itens a serem montados e serão eles que darão assistência para fixar os painéis solares.
Neste momento, é preciso fazer a preparação corretamente, para evitar que exista qualquer tipo de infiltração no ambiente.
Colocação dos trilhos
Os trilhos são materiais utilizados para acomodar as placas solares de maneira que elas se mantenham no lugar por longos períodos.
Esse processo deve ser feito com cautela, para que todas as peças sejam bem parafusadas e encaixadas.
Fazer a colocação das placas e conectar os cabos
O passo seguinte da instalação de energia solar é fazer a colocação de todas as placas em seus devidos suportes.
Após isso, todos os cabos que ligam os equipamentos devem ser conectados, para que a distribuição fotovoltaica do produto possa ocorrer.
Instalar o inversor e conectar os painéis
Por fim, deve-se fazer a instalação do inversor no local apropriado para ele e conectar todos os painéis solares através de cabeamento.
Esse item também é ligado à rede elétrica, pois, caso o sistema fotovoltaico não consiga converter energia suficiente para o espaço, é possível utilizar a energia elétrica de uma empresa ou fornecedor.
Com isso, toda a instalação já terá sido concluída e o proprietário já poderá começar a utilizar o seu novo equipamento solar.
Conte com a Dapco!
Para garantir o bom funcionamento de um sistema de energia, é importante que na hora da instalação das placas você utilize bons fixadores inox para painel solar — que garantem segurança tanto para os equipamentos quanto para os profissionais responsáveis pela instalação.
Na Dapco você pode encontrar os fixadores certos para fazer a instalação de energia solar dos seus clientes de forma segura e profissional, garantindo um serviço de qualidade.
Nosso catálogo é repleto de fixadores de alta qualidade, oferecendo as melhores opções do mercado, para você prestar seus serviços com agilidade e segurança.