O aço inoxidável é um produto muito utilizado pela indústria para fazer os mais diferentes tipos de instalações. Ele é responsável por trazer mais resistência e durabilidade para as estruturas e peças feitas com este material.
Atualmente, existem diferentes tipos deste produto, para que as empresas possam escolher aquele que atende às suas necessidades.
No entanto, é comum que alguns empresários ainda tenham dúvidas sobre o aço inoxidável e qual deles optar para atender os seus clientes. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para apresentar todas as diferenças deste material e a sua composição. Continue lendo e saiba mais!
Diferença entre os materiais do aço inoxidável e as suas composições
Como comentamos anteriormente, existem diferentes tipos de aço inoxidável no mercado, sendo que cada um deles possui as suas próprias características e uma composição distinta.
Conhecer mais sobre eles pode te auxiliar no momento de fazer a melhor escolha para oferecer os serviços da sua empresa.
Além disso, a composição do aço inoxidável também poderá influenciar na finalidade que você deve utilizar o fixador em questão. Veja mais sobre eles:
A1
Essa versão é feita com um material de corte livre, com superior usinabilidade, por conta das altas porcentagem de fósforo e enxofre presentes na sua composição.
Como consequência, existe uma diminuição na resistência contra as corrosões – sendo esse o motivo pelo qual esse aço é raramente utilizado para a fabricação em massa de fixadores industriais –.
A2 (304)
Esse tipo de material é muito utilizado pelas empresas e também é conhecido no mercado como aço 18/8 (18% Cr, 8% Ni).
O produto conta com uma alta resistência à corrosão, mesmo quando está exposto a condições atmosféricas normais, como ambientes úmidos ou na presença de ácidos orgânicos e oxidantes, como aqueles presentes na maioria das soluções alcalinas.
A4 (316)
Esse é o aço inoxidável que apresenta a maior resistência contra qualquer tipo de corrosão, resultado do aumento do teor de níquel e da adição de molibdênio.
Por conta da sua excelente durabilidade, essa opção é muito vista em estruturas e construções feitas em ambientes mais agressivos, como os marinhos (cloretos), industriais (dióxido de enxofre), ácidos oxidantes e espaços onde uma corrosão superficial tem chances de ocorrer.
C1 (410)
Já o aço inox C1 (410), faz parte do grupo dos materiais martensíticos, que são aqueles que apresentam uma menor resistência à corrosão quando comparado à versão inoxidável austenítica (304, 316).
No entanto, ele é capaz de oferecer mais proteção mecânica contra o desgaste que ocorre com o passar do tempo. Essa versão é muito vista para compor instrumentos cirúrgicos, ferramentas de corte, armamentos, cutelaria, palhetas de turbinas a vapor, e parafusos autobrocantes.
Fixadores de aço inoxidável estão na Dapco!
No site da Dapco, você pode encontrar os mais diversos tipos de fixadores feitos de aço inoxidável para a sua empresa.
Contamos com uma grande variedade de produtos e também composições, para garantir que você encontre aqueles que atendam às suas necessidades e também as dos seus clientes.
1 comentário em “Aço inoxidável: entenda as diferenças entre os tipos de material e sua composição”
It is truly a great and useful piece of info. I?¦m glad that you simply shared this useful information with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.